A boca é a vitrine da saúde do corpo. Ela pode apresentar sinais de deficiências nutricionais ou infecção geral. Por exemplo, doenças sistêmicas aquelas que afetam todo o organismo, como diabetes, AIDS e Síndrome de Sjögren podem se manifestar através de lesões bucais ou outros problemas orais.
A boca é repleta de incontáveis bactérias, algumas relacionadas à cárie dentária e doença periodontal. Pesquisadores descobriram que a periodontite (forma avançada da doença periodontal que pode causar a perda do dente) está relacionada com outros problemas de saúde, como doença cardiovascular, derrame cerebral e pneumonia bacteriana. Da mesma forma, gestantes com periodontite têm maiores riscos de partos prematuros e/ ou crianças nascidas com baixo peso.
São necessários mais estudos, mas alguns pesquisadores acreditam que bactérias e inflamações relacionadas à periodontite têm papel importante em algumas doenças sistêmicas. Da mesma maneira, doenças como o diabetes, distúrbios nas células sanguíneas e infecções do HIV e AIDS podem diminuir a resistência do corpo às infecções, tornando a doença periodontal mais severa.
Vários estudos relacionam inflamação crônica da periodontite com o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Algumas evidências indicam que bactérias bucais podem estar relacionadas à doença cardíaca, obstruções arteriais e derrame cerebral.
Portadores de diabetes freqüentemente sofrem de doença periodontal. Além disso, há indícios de que pessoas diabéticas são mais propensas a desenvolver e ter periodontite mais severa do que os não diabéticos. Alguns estudos indicam que a periodontite pode dificultar aos portadores de diabetes o controle da glicose no sangue.
Embora a periodontite possa contribuir para essas doenças, é importante entender que o fato de duas doenças ocorrerem ao mesmo tempo não significa necessariamente que uma seja a causa da outra. É por essa razão que pesquisadores estão investigando o que ocorre quando a periodontite é tratada em pessoas com todos esses problemas de saúde.
Devido à potencial relação entre periodontite e problemas sistêmicos de saúde, a prevenção pode ser um passo importante na manutenção da saúde geral:
- Escove seus dentes minuciosamente duas vezes por dia. Limpe entre os dentes com fio dental ou outro tipo de higienizador interdental uma vez por dia;
- Tenha uma dieta balanceada e limite as guloseimas, o que pode reduzir o risco de desenvolver cáries e doenças periodontais;
- Agende visitas ao dentista regularmente. A limpeza feita pelo dentista é o único modo para remover o cálculo (tártaro), que retém a placa bacteriana ao longo da linha gengival. Converse com seu dentista sobre alterações em sua saúde geral, particularmente doenças recentes ou doenças crônicas.
|